SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue10Desafios e tendências em formação continuadaDo fato à poesia Uma viagem subjetiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

CESARIS, Delia María De. A matriz discursiva da psicanálise na compreensão e na análise de uma instituição que se 'ocupa' da infância. Constr. psicopedag. [online]. 2005, vol.13, n.10, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

Pretendo apresentar o relato de uma experiência de análise institucional, articulando algumas reflexões sobre como a matriz discursiva da psicanálise pode contribuir para a compreensão e a análise das instituições que se “ocupam” da infância. A partir da afirmação de Lacan, de que a verdade, na experiência analítica, "tem estrutura de ficção”1 , e que o véu que a reveste, longe de disfarçá-la, em realidade faz aparecer “sua natureza de semblante”, tento, neste trabalho, desenvolver algumas teses de como as instituições acabam se identificando com um semblante de cuidados ou escolarização que, na realidade, só disfarça uma outra verdade. Da mesma maneira, as teorias, ou a adoção de algumas delas, além de nos permitir fazer inteligíveis a complexidade da realidade e suas múltiplas facetas, podem, paradoxalmente, ser um véu usado para ocultar ou para disfarçar seu serviço a uma ideologia.

Keywords : análise institucional; morte nas instituições.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License