SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue10Do fato à poesia Uma viagem subjetivaA atuação da psicopedagogia no terceiro setor: Em busca de um espaço amplo de ação em resgate da cidadania. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

STUCCHI, Mariana Peres. Em busca da distância segura. Constr. psicopedag. [online]. 2005, vol.13, n.10, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

A idéia deste estágio era ter uma experiência com família dentro da Psicologia, diferente do atendimento clínico. A proposta de observação dos bebês que chegavam à creche envolvia muitos pontos de meu interesse: a entrada numa segunda instituição, depois da família, a separação da mãe e da segurança de locais e pessoas conhecidos, a necessidade de lidar com o ambiente novo e com pessoas novas, de explorar, de se frustrar e de conquistar. Enfim, a entrada na creche é um momento de mudança e muito crescimento na vida, tanto da criança quanto dos pais. Da mesma forma pode-se pensar na imensa diversidade de estímulos que a criança tem quando entra na escola e nos diversos ambientes que começa a freqüentar, estímulos esses dos quais os pais, na maioria das vezes, querem proteger o filho. Acontece que nem sempre eles podem estar junto dos filhos. Neste trabalho, apresenta-se a observação das dificuldades da criança, dos pais e da educadora, de entrarem num acordo conjunto para a freqüência da criança na creche - acordo que tem seus percalços e mostra muito das relações entre as personagens. Relações que estarão marcadas na experiência da criança e em seu desenvolvimento na primeira infância - considerado muito importante na psicologia.

Keywords : desenvolvimento infantil; relação mãe-bebê; relação educador-bebê; separação.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License