SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número10Em busca da distância seguraA educação especial e o curso preparatório para o supletivo do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

LEONARDI, Gilson. A atuação da psicopedagogia no terceiro setor: Em busca de um espaço amplo de ação em resgate da cidadania.. Constr. psicopedag. [online]. 2005, vol.13, n.10, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

Este trabalho tem por objetivo discutir a possibilidade de atuação de profissionais da Psicopedagogia junto a Organizações Não-Governamentais voltadas para o resgate da cidadania. Trata-se do relato de uma experiência que vem acontecendo desde 2003, na cidade de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo, interferindo direta e indiretamente na comunidade, por meio de ações centradas em grupos de crianças de 6 a 12 anos e seu entorno. Aborda as bases do trabalho, a metodologia utilizada para diagnóstico, planejamento, ação e avaliação constantes e a criação de parcerias entre profissionais e instituições. Estende também seu foco para a valorização da ética e da ação de cada participante: profissionais da ONG, crianças atendidas, familiares ou comunidade.

Palavras-chave : Psicopedagogia institucional; terceiro setor; cidadania; ação complementar à escola; ação participativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License