SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número10A atuação da psicopedagogia no terceiro setor: Em busca de um espaço amplo de ação em resgate da cidadania.Uma ação interventiva na instituição: Saúde e psicopedagogia de mão dadas na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

ANGELINI, Rossana Aparecida Vieira Maia. A educação especial e o curso preparatório para o supletivo do ensino fundamental. Constr. psicopedag. [online]. 2005, vol.13, n.10, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

Este trabalho tem como proposta apresentar o Curso Preparatório para o Supletivo do Ensino Fundamental implantado na escola Trilha - Unidade de Integração do Desenvolvimento -(unidade que atende jovens especiais). Ainda tem por objetivo expor a capacidade cognitiva do aluno especial frente aos desafios do curso, como o de prestar as provas no Instituto Universal Brasileiro. Dentro de um olhar psicopedagógico e com a eleição de uma abordagem na perspectiva histórico-cultural da Educação, apontaremos a importância da mediação e da zona de desenvolvimento proximal nas relações de aprendizagem estabelecidas com esses jovens.

Palavras-chave : educação especial; supletivo; Psicopedagogia; mediação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License