SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número10A educação especial e o curso preparatório para o supletivo do ensino fundamentalRessignificando a prática: Um caminho para a inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

RAMOS, Adriana Gotardi da Silva; ALCOBER, Eduardo  e  QUINTA, Jaqueline Mendonça. Uma ação interventiva na instituição: Saúde e psicopedagogia de mão dadas na escola. Constr. psicopedag. [online]. 2005, vol.13, n.10, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

Este artigo visa relatar uma experiência de intervenção psicopedagógica institucional a partir da realização de atividade de estágio para o curso de pós-graduação em Psicopedagogia. A relevância deste trabalho está na origem da demanda de sujeitos com dificuldades de aprendizagem encaminhados para uma unidade de saúde pública que atende portadores de distúrbios mentais graves. Desse contexto, os agentes de saúde iniciam um projeto junto às unidades escolares da rede pública, atendendo a diretores, coordenadores e educadores com o objetivo de compreender a questão das dificuldades de aprendizagem não como uma patologia. Ainda busca a abertura de um espaço para estagiários em Psicopedagogia para ação nas unidades escolares da rede pública com professores e coordenadores, bem como de um trabalho para o atendimento de alunos. Em suma, um trabalho psicopedagógico para a construção de uma escuta e um olhar para as relações estabelecidas entre a unidade de saúde, a escola e o aluno, num movimento dialético.

Palavras-chave : Psicopedagogia; nstituição; saúde, intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License