SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue10Uma ação interventiva na instituição: Saúde e psicopedagogia de mão dadas na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

CACCIARI, Fernanda Rodrigues; LIMA, Flávia Teresa De  and  BERNARDI, Marli da Rocha. Ressignificando a prática: Um caminho para a inclusão. Constr. psicopedag. [online]. 2005, vol.13, n.10, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

Este artigo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de saúde mental que resultou na formação de um grupo disposto a trabalhar a inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais em instituições regulares de ensino. Pudemos perceber que a instituição demanda tanta atenção e cuidados quanto a própria criança a ser incluída. O professor também merece um olhar diferenciado, pois estabelece com essa criança uma relação que precisa ser cuidada. Os benefícios da atenção dispensada ao professor vão além da inclusão do portador de necessidades especiais. Resultam na melhoria do espaço institucional para todos que nela estão inseridos. Por meio do diálogo e frente às situações trazidas pelos professores, buscamos um entendimento da complexidade das atuações subjetivas, bem como das relações institucionais estabelecidas. Conclui-se que a atuação junto ao professor é fundamental para que a inclusão escolar aconteça de forma satisfatória.

Keywords : diferenças; inclusão; subjetividade; professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License