SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número11Acerca do estudo da história de nossas ocupações, psicologia, nutrição e psicopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

MENDES, Mônica Hoehne. Psicopedagogia: uma identidade em construção. Constr. psicopedag. [online]. 2006, vol.14, n.11, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

Este artigo se propõe a relatar o processo de construção da identidade da Psicopedagogia, que se inicia a partir da necessidade de profissionais que buscam respaldo teórico para intervir junto aos indivíduos que apresentavam dificuldades em seu processo de aprendizagem. Esta busca nos levou a desenvolver uma formação que possibilitasse articular várias áreas de conhecimento, criando assim uma nova área de atuação, a Psicopedagogia. o referencial teórico adotado foi a concepção de identidade como metamorfose, concebida por Antonio da Costa Ciampa (1987), além do conceito de institucionalização na visão de Berger e Luckmann (1995). Neste trabalho mostramos a Pedagogia e a Psicologia como as principais áreas de referência que subsidiam a prática psicopedagógica, em seguida mostramos os fundamentos teóricos que embasam a atuação dos psicopedagogos, adquiridos nos diferentes cursos de formação das décadas de 70 e 80.

Palavras-chave : Identidade; Psicopedagogia; Metamorfose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License