SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue11Psicopedagogia: uma identidade em construçãoEnsinante e aprendente:: a construção da autoria de pensamento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

RATTO, Cleber Gibbon; TROGGIAN, Siliane Regina Orlandin  and  PORTELLA, Fabiani Ortiz. Acerca do estudo da história de nossas ocupações, psicologia, nutrição e psicopedagogia. Constr. psicopedag. [online]. 2006, vol.14, n.11, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

Este trabalho apresenta um estudo realizado com profissionais da Psicologia, Nutrição e Psicopedagogia, abordando as representações sociais no estudo da História de tais ocupações em percursos específicos de formação.Buscamos os regimes de atribuição de sentido presentes nas narrativas das experiências de formação dos profissionais entrevistados. A análise do material pretende além da proposta inicial - esboço de tais conjuntos de representações - vislumbrar como determinadas representações sociais do que seja estudar História interferem na constituição e apropriação destas identidades ocupacionais. Ademais, nossas análises apontam na direção de um necessário desdobramento das problematizações do lugar do ensino de História em cada uma das áreas envolvidas.

Keywords : História; representações; formação.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License