SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue11Ser e aprender na contemporaneidade:: modalidades, estilos ou idiomas pessoais de aprender? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

PARENTE, Sonia Maria Berbare Albuquerque. Ética e estética na clínica da aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2006, vol.14, n.11, pp. 0-0. ISSN 1415-6954.

O objetivo do presente artigo é discutir a importância de usar referenciais teóricos fundamentados numa concepção de Homem e visão de mundo que se aproximam, estabelecendo algumas reflexões sobre a identidade do psicopedagogo e as fronteiras entre a sua atuação, a do psicanalista e a do professor. Ao longo do trabalho será ressaltada, também, a importância da dimensão ética e estética na intervenção em crianças com inibição intelectual, traço presente em maior ou menor grau nas crianças com sofrimento psíquico ligado a queixas de problemas de aprendizagem. Para tanto, num primeiro momento, serão apresentados dados relativos ao processo psicanalítico de orientação winnicottiana de Eric, um garoto de 7 anos com sofrimento psíquico ligado a um quadro de inibição intelectual. Num segundo momento, Ana Lucia Calazans Pierri (Uxa)1 relata o processo psicopedagógico do menino , iniciado há quase dois anos depois. Os dois atendimentos continuaram paralelamente, com muita sintonia e apoiados em um diálogo enriquecedor entre as duas profissionais.

Keywords : Psicopedagogia clínica; Psicanálise; Inibição intelectual.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License