SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número12Intervenção psicopedagógica institucional: os heróis e a busca da alteridade: aprendizagem em sala de aulaTransitando pela saúde e pela educação: ampliando as possibilidades da psicopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

ARBEX, Cláudia. Um olhar psicopedagógico para a relação professor-aluno atravessada por mitos culturais: implicações na prática educacional. Constr. psicopedag. [online]. 2007, vol.15, n.12, pp. 72-87. ISSN 1415-6954.

Este artigo discute a relação professor-aluno, com ênfase na interferência do universo patriarcal na atuação de homens e mulheres na educação de crianças, abordando, sobretudo, a ausência de professores masculinos nos primeiros ciclos de ensino. Relata um caso e focaliza uma pesquisa qualitativa, no intuito de levantar hipóteses para o distanciamento dos homens dessa área de atuação, no Brasil. A análise de dados se deu a partir dos referenciais teóricos de Carlos Amadeu Byington, segundo suas implicações reflexivas a partir dos estudos de C.G. Jung. A análise indicou uma polarização acentuada entre os universos masculino e feminino na consciência individual das pessoas entrevistadas, possivelmente como conseqüência de uma dinâmica patriarcal ainda muito ativa. A revisão de valores, por meio de uma escuta voltada para os tabus e mitos associados à relação de aprendizagem entre professor e aluno, parece ser de fundamental importância para a instauração de uma dinâmica de alteridade na educação.

Palavras-chave : Educador masculino; Arquétipo da alteridade; Carlos Byington; Dinâmica patriarcal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License