SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número12Um olhar psicopedagógico para a relação professor-aluno atravessada por mitos culturais: implicações na prática educacionalEtnoeducação: uma análise a partir do gênero de ensino e sua articulação com o estilo de aprendizagem terena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

SZPICZKOWSKI, Ana  e  HENRIQUES, Liliane. Transitando pela saúde e pela educação: ampliando as possibilidades da psicopedagogia. Constr. psicopedag. [online]. 2007, vol.15, n.12, pp. 88-105. ISSN 1415-6954.

Este ensaio consiste no relato de uma experiência voltada a uma instituição da área da saúde, de assessoria psicopedagógica aos educadores, responsáveis pela educação de crianças e jovens com câncer, oriundos de outros estados, enquanto permanecem em São Paulo. Nosso trabalho foi fundamentado na teoria dos estilos cognitivo-afetivos de Fagali (2001-2003), com a utilização de recursos da arteterapia e buscou, por um lado, favorecer o autoconhecimento dos integrantes do grupo e seu relacionamento intergrupal, e por outro, oferecer-lhes oportunidades para reflexão sobre aprendizagem, bem como sobre as possibilidades de aplicação da teoria e vivências arteterapêuticas experienciadas, na sua prática diária.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Saúde; Aprendizagem; Estilos cognitivo-afetivos; Câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License