SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número12Transitando pela saúde e pela educação: ampliando as possibilidades da psicopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

BROSTOLIN, Marta Regina. Etnoeducação: uma análise a partir do gênero de ensino e sua articulação com o estilo de aprendizagem terena. Constr. psicopedag. [online]. 2007, vol.15, n.12, pp. 106-121. ISSN 1415-6954.

O presente trabalho visa identificar o gênero de ensino predominante na escola indígena Terena da aldeia Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti, Estado de Mato Grosso do Sul, bem como o estilo de ensinagem do professor, analisando a relação entre ensinante e aprendente e as significações do aprender para ambos, em busca de uma etnoeducação. A pesquisa apresenta características descritivas e delineamento de estudo de caso e o trabalho de campo se desenvolverá durante o ano letivo de 2007/2008, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o questionário, a entrevista e o grupo de discussão. A análise dos dados será feita mediante o método hermenêutico dialético, sendo este estudo um recorte do Plano de Trabalho inserido no Projeto “A Etnoeducação e sua articulação com o estilo de aprendizagem indígena Terena.

Palavras-chave : Etnoeducação; Gênero de ensino e estilo de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License