SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue14Arte Terapia como provocadora de conocimientoEstilos de aprendizagem e de ensinagem na escola indígena Terena author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

SCOZ, Beatriz Judith Lima. Subjetividade: novas perspectivas para pesquisas em Psicopedagogia. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.14, pp. 18-23. ISSN 1415-6954.

Este “Ponto de Vista” enfatiza a importância de considerar meios de pesquisa inovadores na Psicopedagogia quando se trata de compreender a subjetividade, uma vez que esta não é facilmente demonstrada ao pesquisador. Nesse sentido, o Jogo de Areia (Sandplay), apresenta-se como uma técnica vivencial promissora. Trata-se de uma caixa de areia com miniaturas onde os sujeitos constroem cenas de suas situações de ensino e aprendizagem. O ato simbólico, os momentos reflexivos e o aflorar das emoções presentes na construção dos cenários, possibilitam a compreensão dos sentidos que os sujeitos vão produzindo em seus processos de aprender e de ensinar e, conseqüentemente, suas subjetividades em construção.

Keywords : Subjetividade; Psicopedagogia; Ensino e Aprendizagem; Jogo de Areia (Sandplay).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License