SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número14Subjetividade: novas perspectivas para pesquisas em PsicopedagogiaSubsídio à práxis psicopedagógica na instituição de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

BROSTOLIN, Marta Regina  e  CRUZ, Simone Figueiredo. Estilos de aprendizagem e de ensinagem na escola indígena Terena. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.14, pp. 24-43. ISSN 1415-6954.

Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa “Os diferentes sentidos do aprender e ensinar no contexto cultural indígena” vinculado ao NEPPI/Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas e do projeto “A criança Terena: o diálogo entre a educação indígena e a educação escolar na Aldeia Buriti” inscrito na linha três, Diversidade Cultural e Educação Indígena, no Programa de Mestrado em Educação, da UCDB. Ambos, através de vieses diferentes, investigam os sentidos do aprender e ensinar no contexto cultural indígena. O grupo em questão pertence à etnia Terena, segunda maior população indígena de MS, da Aldeia Buriti, uma das nove aldeias que formam a Terra Indígena Buriti, situada no município de Dois Irmãos do Buriti. A pesquisa está fundamentada nos estudos sobre as culturas, numa perspectiva de interculturalidade, considerando os aspectos antropológicos, psicopedagógicos, históricos de territorialidade e sustentabilidade destes povos. Aborda e relação entre aprendente e ensinante e o “modus operandi” da escola, ou seja, seu gênero de ensino e o estilo de ensinagem do professor. Nessa relação, o professor como sujeito que ensina envolvido ou não com a transmissão, influirá também na construção do estilo de aprendizagem do aluno ao transmitir seu próprio estilo de lidar com o saber. A pesquisa de campo se concretiza através de viagens à aldeia Buriti e que se constitui em momentos fundamentais para conhecer o objeto em estudo. A contribuição da metodologia de história oral contada por professores nos permite entender a relação dinâmica entre ensinante e aprendente. Entretanto, a proposta de uma escola indígena diferenciada apresenta-se ainda como um desafio a ser vencido pelas comunidades indígenas de modo geral.

Palavras-chave : Educação indígena; Interculturalidade; Estilos de aprendizagem e ensinagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License