SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue14Estilos de aprendizagem e de ensinagem na escola indígena TerenaA subjetividade na Psicopedagogia: algumas reflexões author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

CANDIDO, Francisca Francineide. Subsídio à práxis psicopedagógica na instituição de ensino. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.14, pp. 44-59. ISSN 1415-6954.

A proposta deste artigo é considerar as reflexões e análise de pesquisa, tendo em vista a avaliação e intervenção psicopedagógica institucional, a partir de uma pesquisa e projeto desenvolvido para a realização da monografia que construí no curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, da Universidade Vale do Acaraú - UVA/CE (2003), resultado do trabalho que desenvolvi no estágio institucional em 2002, no LCDS (ONG), instituição que trabalha com reforço escolar, formação religiosa e cidadã das crianças carentes, do bairro Vila União, em Fortaleza/CE, e que são oriundas de escolas públicas regulares. Com a intervenção psicopedagógica, as professoras passaram a compreender a construção do processo ensino-aprendizagem e a perceber que as dificuldades relativas ao crescimento do aprendiz resultam da interferência de fatores biológicos, psicológicos, pedagógicos, psicopedagógicos e socioculturais, muitas vezes originados no seio da família, sendo, às vezes, mantidos e reproduzidos pela instituição escolar. Passaram a olhar as crianças com um NOVO OLHAR, sem rótulos e sem preconceitos, valorizando suas diferenças, seu nível de letramento, sua história de vida, sua modalidade de aprendizagem e a forma de se expressar, resultando na melhoria da aprendizagem escolar no curto prazo. Espera-se, com este artigo, poder contribuir com a práxis psicopedagógica no contexto escolar, tanto na avaliação diagnóstica, quanto na fase de intervenção.

Keywords : Avaliação diagnóstica; Intervenção; Práxis; Formação de professors.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License