SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número14Subsídio à práxis psicopedagógica na instituição de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

SCOZ, Beatriz Judith Lima  e  PORCACCHIA, Sonia Saj. A subjetividade na Psicopedagogia: algumas reflexões. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.14, pp. 60-74. ISSN 1415-6954.

O presente estudo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre a questão da subjetividade na Psicopedagogia. A partir das contribuições teóricas de Beatriz Scoz, Edgar Morin e Fernando González Rey, com apoio na teoria da complexidade de Fritjof Capra, situamos a subjetividade em uma perspectiva teórica históricocultural que implica na idéia de movimento. Trata-se de compreender a subjetividade (individual e social) como algo em construção onde estão presentes uma série de configurações de sentidos. Em especial, buscamos enfatizar a importância da construção da subjetividade na atuação psicopedagógica, a partir da compreensão das trajetórias de vida do sujeito que aprende e ensina, visando um posicionamento ativo desse sujeito, na direção da abertura de novos espaços de subjetivação através da ação, para possíveis transformações. Logo, situamos a atuação do psicopedagogo em uma perspectiva mais ampla em que a construção da subjetividade não acontece num espaço interno e nem num espaço externo, mas na inter-relação, na intersubjetividade.

Palavras-chave : Subjetividade; Psicopedagogia; Aprendizagem; Atuação psicopedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License