SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número15A imprevisibilidade ou o pesadelo da matemáticaRecontar é viver: resgatando a história de vida e a auto-estima de crianças com dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

BARRETO NETA, Lormina. Formação de professorde aprendente a ensinante. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.15, pp. 37-55. ISSN 1415-6954.

O presente artigo discute a inversão de papeis vivenciados por professores em formação. Para tanto, toma como referência uma pesquisa realizada com professores em formação enquanto prestavam serviços em um projeto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, REDE UNEB 2000-desenvolvido em diversos municípios desse estado. Para se efetivar uma proposta de formação continuada com ensinantes que possuem experiência ou um saber tácito, muitas vezes, difícil de ser dispensado, faz-se necessário entender como esses profissionais se sentem nessa inversão de papel de ensinantes a aprendentes num projeto formativo que toma a sua prática como eixo articulador de sua proposta curricular. Diante das reflexões apresentadas sobre a formação continuada de professores no contexto atual, em que o professor passa a ser alvo de investimento, a questão principal dessa pesquisa foi analisar o processo de formação do professor enfocando-o enquanto sujeito aprendente, objetivando saber como se sente nesse papel, bem como compreender em que medida a Psicopedagogia poderá contribuir no processo de construção desses conhecimentos. A metodologia adotada pauta-se em uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento o questionário com questões abertas uma vez que possibilita a livre expressão dos entrevistados bem como a técnica projetiva Par Educativo, referendada pela Gestalt.Percebemos, a partir da análise dos dados e do referencial adotado, como o ser cognoscente e o ser desejante se conflituam ante o mostrar-esconder o que se sabe o que não se sabe, pois, mesmo entre adultos profissionais, esses aspectos encontram-se intrinsecamente relacionados aos processos de produção: autoria da construção.

Palavras-chave : Formação de professores; Psicopedagogia; Aprendentes; Ensinantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License