SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue15Training teachersO “Menino Maluquinho” e a busca da autonomia: The"Nutty’ Boy": story and the search for autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

POLITY, Suzanne. Recontar é viver: resgatando a história de vida e a auto-estima de crianças com dificuldades de aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.15, pp. 56-78. ISSN 1415-6954.

Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões a partir de uma pesquisaintervenção participativa, com enfoque psicopedagógico, desenvolvida no contexto de sala de aula, em uma escola particular em São Paulo. Este estabelecimento trabalha com crianças e jovens com dificuldade de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo compreender e descrever o resgate da história de vida desses alunos e criado a possibilidade de recontar diferentes momentos, re-significando as experiências e vivências pessoais e familiares. O processo se deu através de recursos da Arte terapia, com vistas ao auto-conhecimento, buscando a integração e a organização internas. A compreensão dos dados foi baseada na mudança qualitativa da auto-estima através da construção metafórica de “Heróis Internos”, bem como nas mudanças que ocorreram nas relações pessoais, familiares e sociais.

Keywords : Psicopedagogia Institucional; Dificuldade de aprendizagem; Fotografias; Arteterapia; Auto-estima; Herói.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License