SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número15Recontar é viver: resgatando a história de vida e a auto-estima de crianças com dificuldades de aprendizagemTocar e trocar... o corpo, o afeto, a aprendizagem: uma experiência de formação continuada em um Centro de Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

GHISALBERTI, Lucia  e  PITOMBO, Elisa Maria. O “Menino Maluquinho” e a busca da autonomia: The"Nutty’ Boy": story and the search for autonomy. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.15, pp. 79-90. ISSN 1415-6954.

O objetivo deste trabalho é pensar sobre o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A conquista da autonomia se dá no processo de aprendizagem e se torna parte da formação da identidade pessoal, a partir da relação dinâmica entre o indivíduo e o grupo familiar. Considerou-se o sintagma identidade-metamorfose-emancipção de Ciampa (1999) e a visão da terapia familiar com base narrativa usando arte e contos de Freeman, Epston e Lobovitz (1997). A história do “Menino Maluquinho” (ZIRALDO, 1980) foi analisada como recurso metafórico narrativo, que ilustra em sua poesia, possibilidades para a autonomia da identidade. O trabalho com metáforas gera condições para criar novas histórias e realidades alternativas.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Autonomia; Família; Contos e histórias; Psycho-pedagogic; Autonomy; Family; Storytelling.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License