SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número16Secretos y verdades en la familia: su incidencia en las problematicas de la niñezÉtica e educação indígena: reflexões sobre os sentidos do aprender num contexto cultural diferenciado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

YOBA, Carlos Pedro Cláver. Ética e deontologia profissionais do professor universitário. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.16, pp. 34-44. ISSN 1415-6954.

O objetivo do artigo e fazer uma reflexão e discussão sobre a ética e deontologia profissional do professor universitário e o papel da universidade na realidade angolana. A Universidade é posta como espaço privilegiado para o confronto de ideias, de troca de conhecimentos e experiências, de convivência e de contradições em busca de soluções dos diferentes problemas sociais. Neste contexto, a missão do professor é transmitir o conhecimento científico, como também valores e experiências culturais, e cumprir com as normas e princípios éticos e deontológicos na sua actividade e nas suas relações interpessoais. O professor universitário tem a árdua missão de formar agentes a fim de garantir a identificação recíproca entre a identidade cultural do povo e a universidade. Neste sentido, na construção de uma universidade séria e responsável, deve-se combater as tendências à violação do sigilo profissional e a simples luta por um diploma, cabendo esta responsabilidade a todos os envolvidos no contexto da universidade. Só com autonomia de pensamento e independência de ação a universidade vai cumprir o seu papel social.

Palavras-chave : Ética; Deontologia; Professor; Universidade Identidade cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License