SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número16Ética e deontologia profissionais do professor universitárioA intervenção psicopedagógica na instrução bilíngue: uma ação ética de responsabilidade universal na educação do século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

BROSTOLIN, Marta Regina  e  CRUZ, Simone Figueiredo. Ética e educação indígena: reflexões sobre os sentidos do aprender num contexto cultural diferenciado. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.16, pp. 45-54. ISSN 1415-6954.

O presente texto aborda a temática ‘povos indígenas e educação’, tendo a intenção de suscitar reflexões sobre os sentidos do aprender num contexto cultural diferenciado, chamando a atenção para o universo ético indígena, no que se refere às formas de aprendizagens próprias, estruturadas na cotidianidade da comunidade, onde todos são responsáveis num processo que perpassa por toda a vida do indígena. Essa pedagogia indígena em um determinado momento é influenciada pela educação escolar, que durante muito tempo teve um caráter integracionista e assimilacionista, mas que, atualmente, vem sendo percebida como um instrumento de empoderamento na luta pela garantia de seus direitos de autonomia e sustentabilidade. A Psicopedagogia pode e deve contribuir para aprofundamento da aprendizagem indígena considerando as diferenças culturais e formas de aprender e ensinar.

Palavras-chave : Povos indígenas; Educação; Sentidos do aprender; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License