SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número16A intervenção psicopedagógica na instrução bilíngue: uma ação ética de responsabilidade universal na educação do século XXIPsicopedagogia e ensino superior: o múltiplo e as possibilidades de aprender e ensinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

PALMA FILHO, João  e  GHIRINGHELLO, Lucia. O desenvolvimento da competência do leitor no enfoque da Psicologia Sócio-Histórica. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.16, pp. 66-78. ISSN 1415-6954.

O tema leitura, no sentido de letramento, foi abordado a partir da mediação e das relações interpessoais. Definimos como objetivo oferecer uma contribuição para a elaboração de projetos na educação infantil e no ensino fundamental que propiciem à criança condições para realizar por si só a seleção das obras de seu interesse e promover a leitura pelo prazer de ler. Foram apresentados alguns conceitos da Psicologia Sócio-Histórica com o propósito de aprofundar a análise do tema e destacamos a importância da contribuição da família para o desenvolvimento da competência do leitor.

Palavras-chave : Leitura; Letramento; Família; Psicologia Sócio-Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License