SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número16O desenvolvimento da competência do leitor no enfoque da Psicologia Sócio-HistóricaConflitos no trânsito: intervenções ou moderações psicopedagógicas podem ajudar no relacionamento dos agentes de operação e fiscalização de trânsito com os motoristas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

FARIA, Paula Amaral. Psicopedagogia e ensino superior: o múltiplo e as possibilidades de aprender e ensinar. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.16, pp. 79-93. ISSN 1415-6954.

O presente artigo aborda a discussão do apoio psicopedagógico em contexto de ensino superior em função das possibilidades de aprender e ensinar nesse espaço. Em um primeiro momento, levantaram-se possibilidades de contribuições da psicopedagogia para o terceiro grau. Trazem-se, ainda, dados de uma pesquisa que foi empreendida por meio de questionário, que indagou profissionais psicopedagogos engajados na área, com a intenção de permitir uma sondagem do sentir, do pensar, do simbólico e da atuação psicopedagógica no ensino superior. Os resultados obtidos, no referendado trabalho, mostraram a carência de pesquisas e produções bibliográficas desenvolvidas para essa temática, como também a necessidade do apoio psicopedagógico para esse nível de ensino. Com isso, essa pesquisa, dentre outras, iniciou uma proposta de investigação sobre a importância da intervenção psicopedagógica com aprendizes no ensino superior e abriu perspectivas para aprofundamento das questões levantadas na extensão do estudo monográfico realizado pela UNIMINAS, em Uberlândia, Minas Gerais, em 2006 e apresentado no presente artigo.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Ensino Superior; Ensino-aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License