SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número16Psicopedagogia e ensino superior: o múltiplo e as possibilidades de aprender e ensinarO ato de aprender e o sujeito que aprende índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

NOBRE, Maria da Penha Pereira. Conflitos no trânsito: intervenções ou moderações psicopedagógicas podem ajudar no relacionamento dos agentes de operação e fiscalização de trânsito com os motoristas?. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.16, pp. 94-111. ISSN 1415-6954.

Este trabalho apresenta uma forma diferenciada de observar o comportamento dos agentes de operação e fiscalização de trânsito e sua participação nos conflitos com motoristas, com o foco interdisciplinar e sob o ponto de vista da ética profissional e da relação ensino/aprendizagem, procurando identificar as questões relevantes que afetam suas atitudes. Foram realizadas pesquisas com três grupos de agentes possibilitando classificá-los em três tipos básicos: Agentes que estão com a autoestima muito baixa, sentem-se um “nada”, um inseto, algo ruim, bode expiatório, que atrai coisas erradas e ruins e que a população não gosta; Agentes que são profissionais nas suas atuações, indiferentes aos acontecimentos que ocorrem no órgão onde trabalham ou a seus problemas pessoais; e Agentes que se sentem super-heróis, detentores do poder de resolver todos os problemas que aparecem. Os dois grupos que possuíam mais experiência profissional (mais de 6 anos), tiveram resultados semelhantes, diferentemente do grupo que estava sendo formado e não tinha experiência como agentes. As pesquisas demonstraram que, através de intervenções ou moderações psicopedagógicas, é possível provocar reflexões e mudanças de comportamento dos agentes, possibilitando a redução de seus envolvimentos nos conflitos no trânsito.

Palavras-chave : Conflitos no trânsito; Psicopedagogia institucional; Intervenções psicopedagógicas; Agentes de operação e fiscalização de trânsito m.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License