SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue17The parallel ways of the development of the drawing and the writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954

Abstract

LACAVA, Lídia. Mito de Eros e Psiquê: - um caminho possível para pensar a docência. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.17, pp. 5-19. ISSN 1415-6954.

O presente artigo é resultado de pesquisa feita em Dissertação de Mestrado e tem com objetivo repensar e discutir a prática docente por meio da análise do Mito de Eros e Psiquê, trabalhado em Oficinas de Sensibilização. O foco de análise consiste no estudo das múltiplas formas de expressão - Mito e Arte - como possibilidade para uma reflexão-ação-reflexão sobre o ser e o fazer(-se) do professor. A pesquisa apresenta um estudo feito em Escola Particular, situada na cidade de São Paulo, com um grupo de nove professoras do Ensino Fundamental I. A metodologia adotada foi a de pesquisa-ação, em um estudo de caso com análise de conteúdo, na qual se buscou priorizar a categoria subjetividade envolvida na relação ensino-aprendizagem. Faz-se um paralelo entre as tarefas de Psiquê para resgatar o amor de Eros, com as tarefas do professor para uma práxis pedagógica que amplie a consciência de ser-si-mesmo para poder ser com o(s) outro(s). A fundamentação teórica vem, basicamente, de Lev Vygotsky, Carl Jung, Fayga Ostrower, Madalena Freire, Carlos Byington e Edgar Morin que trazem a importância das diferentes linguagens como elemento fundamental para se aliar a afetividade à razão, o subjetivo ao objetivo, o pensamento simbólico ao racional e lógico. Busca-se abrir espaços para uma ação docente criativa, crítica e compromissada com o momento sociocultural em que se vive.

Keywords : Mito; Linguagem; Arte; Subjetividade; Educação; Formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License