SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número17Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

LACAVA, Lídia. Mito de Eros e Psiquê: - um caminho possível para pensar a docência. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.17, pp. 5-19. ISSN 1415-6954.

O presente artigo é resultado de pesquisa feita em Dissertação de Mestrado e tem com objetivo repensar e discutir a prática docente por meio da análise do Mito de Eros e Psiquê, trabalhado em Oficinas de Sensibilização. O foco de análise consiste no estudo das múltiplas formas de expressão - Mito e Arte - como possibilidade para uma reflexão-ação-reflexão sobre o ser e o fazer(-se) do professor. A pesquisa apresenta um estudo feito em Escola Particular, situada na cidade de São Paulo, com um grupo de nove professoras do Ensino Fundamental I. A metodologia adotada foi a de pesquisa-ação, em um estudo de caso com análise de conteúdo, na qual se buscou priorizar a categoria subjetividade envolvida na relação ensino-aprendizagem. Faz-se um paralelo entre as tarefas de Psiquê para resgatar o amor de Eros, com as tarefas do professor para uma práxis pedagógica que amplie a consciência de ser-si-mesmo para poder ser com o(s) outro(s). A fundamentação teórica vem, basicamente, de Lev Vygotsky, Carl Jung, Fayga Ostrower, Madalena Freire, Carlos Byington e Edgar Morin que trazem a importância das diferentes linguagens como elemento fundamental para se aliar a afetividade à razão, o subjetivo ao objetivo, o pensamento simbólico ao racional e lógico. Busca-se abrir espaços para uma ação docente criativa, crítica e compromissada com o momento sociocultural em que se vive.

Palavras-chave : Mito; Linguagem; Arte; Subjetividade; Educação; Formação docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License