SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número17Mito de Eros e Psiquê: - um caminho possível para pensar a docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ALEXANDROFF, Marlene Coelho. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.17, pp. 20-41. ISSN 1415-6954.

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada dentro do Grupo de Pesquisa da UniABC e teve como objetivo aprofundar questões surgidas em sala de aula, tanto no curso de Pedagogia quanto do curso de Psicopedagogia nas disciplinas relacionadas à Linguagem. A pesquisa iniciou-se com o levantamento de artigos, dissertações, teses e livros que tratavam do tema. Após esse levantamento, foi feita uma seleção dos textos relevantes. Os textos analisados apontam que o aprendizado da escrita envolve a apropriação de um sistema de representação simbólica da realidade e dentre eles, está o desenho como um precursor da escrita. Desta forma, o artigo discorre sobre as semelhanças e diferenças entre os dois sistemas de representação - desenho e escrita -, bem como a necessidade de uma mudança de olhar dos psicopedagogos para além dos padrões, procurando ver as crianças pelo que elas têm e não pelo que lhes falta.

Palavras-chave : Desenvolvimento do Desenho; Desenvolvimento da Escrita; Sistemas de representação; Psicopedagogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License