SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número17Da atividade global concreta à representação simbólica: uma proposta de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

KOLYNIAK FILHO, Carol. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar . Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.17, pp. 53-66. ISSN 1415-6954.

O presente artigo tem o objetivo de apontar implicações educacionais de uma compreensão da motricidade como aspecto central do desenvolvimento humano, que tem estreita relação com os processos de aprendizagem em geral. Apresenta-se o conceito de motricidade, tal como formulado por Kolyniak Filho (2002) a partir das propostas de Manuel Sérgio (1996), bem como elementos de fundamentação teórica das relações entre motricidade e aprendizagem. Tais elementos encontram-se em estudos das chamadas neurociências, bem como em elaborações teóricas de autores como Fonseca (1995, 1998) e Luria (1981). Conclui-se que a aceitação das relações apontadas traz, para a educação escolar, implicações relativas à organização dos recursos materiais e da metodologia de ensino, assim como a necessidade de novos enfoques para a busca de superação de dificuldades de aprendizagem, na perspectiva da educação inclusiva.

Palavras-chave : Motricidade; Aprendizagem; Educação Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License