SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número17Da atividade global concreta à representação simbólica: uma proposta de intervençãoA arte de contar histórias: um enfoque Psicopedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

STROH, Juliana Bielawski. TDAH - diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.17, pp. 83-105. ISSN 1415-6954.

O presente trabalho pretende demonstrar ao leitor o que seja o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com abordagem diagnóstica a partir da visão psicopedagógica, bem como as intervenções desta área, além da arteterapia. Os principais sintomas, as dificuldades e as consequências que decorrem da omissão no tratamento, ou de terapêutica não adequada, são também motivos da exposição. Pretende-se aqui apresentar as melhores formas de intervenção psicodiagnóstica e arteterapêutica, com citação de exemplos de jogos e atividades que podem ser utilizados. O exposto é resultado de pesquisa bibliográfica, com apresentação de factual de estudo de caso de um adolescente de 13 anos e visa contribuir para um maior conhecimento dos profissionais, principalmente da área educacional (psicopedagógica e arteterapêutica). Demonstra-se que o desafio principal vai além de se aprender a lidar com crianças/adolescentes portadores do TDAH, alcançando também todos aqueles que são parte do seu cotidiano, como os pais e professores. Como resultado do trabalho feito, pode-se perceber que o processo de diagnóstico, intervenção (psicopedagógica e arteterapêutica) e tratamento, deve ser feito por uma equipe interdisciplinar, com médicos, psicólogos e psicopedagogos, destacando-se a atuação deste último, pois é ele quem vai avaliar a intensidade e a forma pela qual o desempenho escolar está sendo afetado, as principais dificuldades de aprendizagem, bem como os aspectos emocionais, afetivos e cognitivos envolvidos.

Palavras-chave : Déficit de Atenção; Hiperatividade; Tratamento; Intervenção; Atuação psicopedagógica; Arteterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License