SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número17A arte de contar histórias: um enfoque Psicopedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ABED, Anita Lilian Zuppo. Implicações do olhar psicopedagógico na prática pedagógica: as artes e o lúdico como caminhos para a construção do pensamento complexo. Constr. psicopedag. [online]. 2010, vol.18, n.17, pp. 128-141. ISSN 1415-6954.

Este artigo apóia-se na Pós-Modernidade para refletir sobre as contribuições da Psicopedagogia na construção da Escola do século XXI. Traçando uma retrospectiva histórica das concepções de conhecimento na Idade Média e na Idade Moderna, discute-se a sustentação da Psicopedagogia no paradigma da Pós-Modernidade e as suas implicações na transformação do processo ensino-aprendizagem em sala de aula. Ancorada na concepção de complexidade, a Psicopedagogia oferece sustentação teórica para ações pedagógicas que objetivem a (re)integração das cisões decorrentes da Modernidade. Isso implica na busca por formas de se resgatar as diversas facetas do humano que haviam ficado do lado de fora da Escola e na valorização de processos metacognitivos tanto dos educadores como dos alunos. São pontuados alguns aspectos do dia-a-dia da sala de aula a serem repensados através do olhar psicopedagógico. A postura do professor e o uso da arte e do lúdico como recursos mediadores são apontados como caminhos para a transformação da prática pedagógica em direção à complexidade do pensamento.

Palavras-chave : Pós-Modernidade; Psicopedagogia; Complexidade; Sala de aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License