SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número18Programa contra el acoso escolar en Finlandia: un instrumento de prevención que valora el respeto y la dignidadIntuição e Resiliência - uma combinação possível no trabalho com crianças no contexto de reabilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

NORGREN, Maria de Betânia Paes. Cultura de paz e arteterapia. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.18, pp. 19-24. ISSN 1415-6954.

O artigo pretende refletir sobre a situação de vulnerabilidade em que vivem os adolescentes, os riscos de distúrbios de desenvolvimento que enfrentam e como programas de cultura de paz podem auxiliá-los a desenvolver mecanismos de proteção, enfrentamento positivo e futuros processos de resiliência. Escolas constituem local privilegiado para a realização desses programas, pois jovens passam aí grande parte de seu tempo; nelas aprendem o conteúdo do ensino formal, a conviver com a diversidade, a ter amigos, a avaliar princípios e valores, a se tornar cidadãos. Mostrou-se como possibilidade de intervenção um programa de desenvolvimento de competência socioemocional que privilegiou a arteterapia.

Palavras-chave : Aprendizagem socioemocional; Escola Efetiva; Promoção de Saúde; Cultura de Paz; Arteterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License