SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número18Cultura de paz e arteterapiaA criança e a língua estrangeira: contribuições psicopedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

DUARTE, Cássia Ávila. Intuição e Resiliência - uma combinação possível no trabalho com crianças no contexto de reabilitação. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.18, pp. 25-37. ISSN 1415-6954.

Este artigo irá discorrer sobre a importância do trabalho psicopedagógico com crianças portadoras de necessidades especiais, buscando pontuar diferentes recursos que auxiliam no desenvolvimento das potencialidades dessas crianças. As reflexões são embasadas na teoria dos estilos cognitivo-afetivos, da psicopedagoga Eloísa Fagali (abordagem junguiana), em experiências vivenciadas e em entrevistas com profissionais que trabalham com reabilitação. Procuro mostrar como o trabalho de desenvolvimento da imaginação pode propiciar o fortalecimento do sujeito, auxiliando-o no desenvolvimento de seu potencial criativo e transformador, facilitando a elaboração de estratégias para lidar melhor com situações difíceis com as quais convivem e com o seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Intuição; Imaginação; Criatividade; Arteterapia e Resiliência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License