SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número18Intuição e Resiliência - uma combinação possível no trabalho com crianças no contexto de reabilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

PEREIRA, Ane Caroline de Souza  e  PERES, Maria Regina. A criança e a língua estrangeira: contribuições psicopedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.18, pp. 38-64. ISSN 1415-6954.

A capacidade humana de aprender línguas sempre gerou interesses e expectativas de teóricos. Nos dias de hoje, esses interesses fazem parte também da rotina de pais e filhos que veem na língua estrangeira uma possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Este trabalho tem como objetivo investigar quais são, na opinião dos pais, os fatores mais importantes para a aprendizagem de língua estrangeira de seus filhos e a partir deste contexto, indicar contribuições psicopedagógicas que enriqueçam esse processo. Trinta questionários semiestruturados foram respondidos por pais de alunos com idade entre sete e onze anos. Os resultados revelam a existência de expectativas de aprendizagem que tanto beneficiam quanto podem prejudicar os aprendizes se não forem desenvolvidas adequadamente. Diante de uma possível aprendizagem imediatista e sem significado, observamos que o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira dos dias atuais necessita de melhorias. Para essa realidade, propomos um trabalho psicopedagógico com possibilidade de atuação junto aos pais, aos aprendizes e especialmente junto aos docentes e as escolas de língua.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Aprendizagem de língua estrangeira; Atuação psicopedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License