SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número18Retratos da realidade escolar: aspectos imediatos e mediados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

FARIA, Paula Amaral. Uma proposta de atuaçao psicopedagógica escolar em educação infantil. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.18, pp. 73-86. ISSN 1415-6954.

O trabalho apresenta a constituição da proposta de atuação psicopedagógica do segmento da educação infantil, de uma escola de rede privada de ensino, que atende da educação infantil ao ensino médio, o Instituto Teresa Valsé, situado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A presente pesquisa se originou do projeto de atuação psicopedagógica da instituição como um todo, desenvolvido pela equipe de psicopedagogos, que objetivava sistematizar, a partir do ano de 2006, o serviço. Naquele momento, indagavam-se quais seriam as atribuições do psicopedagogo atuante no segmento da educação infantil dessa escola. Para tanto, constituiu-se a proposta, utilizando-se um referencial teórico em psicopedagogia, respaldado, principalmente, pelos pressupostos piagetianos e de seus colaboradores. Tais pressupostos estão presentes, também, nos referenciais teóricos que fundamentam a proposta pedagógica da escola, pois acredita-se que possam contribuir para a compreensão do processo de construção de conhecimento das crianças. Ao longo dos estudos, percebeu-se que a proposta de atuação do trabalho psicopedagógico na educação infantil, na citada intuição, compreende que o serviço está relacionado , principalmente, à formação continuada do professor, ou seja, intenta desenvolver um trabalho sob a perspectiva psicopedagógica preventiva. Essa proposta está descrita em itens de discussão acerca das atribuições do psicopedagogo, levando em consideração a história, os aspectos culturais e as necessidades específicas inererentes à instituição. Entende-se que o trabalho do psicopedagogo escolar requer um constante pensar sobre o seu fazer, o que demanda frequentes diálogos com a comunidade educativa. O serviço psicopedagógico busca encontrar alternativas de ação que viabilizem a esse profissional e ao professor da educação infantil uma constante reflexão em torno da atuação docente, a fim de que se encontrem caminhos prováveis para se chegar à finalidade proposta: a de promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave : Psicopedagogia Escolar; Educação Infantil; Formação docente; Relato de experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License