SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número18Uma proposta de atuaçao psicopedagógica escolar em educação infantilAtenção psicopedagógica no ensino superior: uma experiência inovadora na graduação de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

SILVEIRA, Cesar Augusto da  e  PERES, Vannúzia Leal Andrade. Retratos da realidade escolar: aspectos imediatos e mediados. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.18, pp. 87-103. ISSN 1415-6954.

Este artigo objetiva retratar aspectos imediatos e mediados da realidade escolar, com seus significados e sentidos para educadores e alunos. O contexto da pesquisa foi uma Escola Estadual da cidade de Goiânia-GO, na qual se buscou conhecer por meio de observações interativas, redação e desenho tematizado. Os sujeitos participantes foram a diretora, a coordenadora, quatro professores e cinco alunos do ensino fundamental. A análise e interpretação qualitativa das informações, enfatizando-se o entrelaçamento dos aspectos objetivos e subjetivos, propiciou uma reflexão sobre a realidade concreta do cenário escolar e a indicação de aspectos que vão além dos imediatos e que transitam pela singularidade e pela organização social da Escola. Por exemplo: a dificuldade de envolvimento afetivo dos professores com o projeto educacional, bem como dos alunos como sujeitos do processo, embora ambos expressem uma necessidade de ampliar o cenário educacional.

Palavras-chave : Subjetividade; Complexidade; Psicologia Escolar [Educacional].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License