SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número19Publicidade dirigida à criança: violência invisível contra a infânciaSintoma escolar: uma abordagem winnicottiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954

Resumen

TARALLI, Ively Helena. Considerações psicodinâmicas sobre violência nas escolas. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.19, pp. 47-54. ISSN 1415-6954.

No mundo atual tem se tornado frequentes situações de intensa magnitude emocional que terminam por desestabilizar as pessoas. Nessas situações, o que se observa é a existência de um evento de origem externa ao indivíduo que desencadeia nos seres humanos vivências traumáticas que podem acarretar grandes danos às pessoas, principalmente às crianças e jovens ainda em desenvolvimento. No que diz respeito às escolas, o bullying, como jogo de poder que tem por finalidade humilhar o outro. É uma forma de projetar no outro o inimigo existente em nós, diminuindo nossa angústia. Uma atitude de violência e, como tal, pode gerar no outro o desenvolvimento de Patologias Disruptivas. Quando há um ego forte e capaz, no entanto, o desenvolvimento do trauma pode não ocorrer, ou, mesmo que inicialmente haja um momento angustiante, a sequência pode ser outra e não levar a um final mais drástico.

Palabras clave : Bullying; Violência; Humilhação; Poder; Agressão; Resiliência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License