SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número19Considerações psicodinâmicas sobre violência nas escolasSobre ser mãe/aprendente de sujeitos com necessidades educacionais especiais: acolhimento psicopedagógico do sofrimento materno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

DIETSCHI, Laiz T.. Sintoma escolar: uma abordagem winnicottiana. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.19, pp. 55-65. ISSN 1415-6954.

Os impasses vividos pelo psicopedagogo no atendimento de crianças com dificuldades em sua relação com a aprendizagem escolar foram o ponto de partida para a elaboração da dissertação de mestrado em "Psicologia Clínica" na qual se baseia este artigo. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é o de expor de forma geral alguns aspectos da condução de um caso clínico, em psicopedagogia, a partir do qual foi possível estabelecer alguns parâmetros importantes na abordagem do sintoma "dificuldade de aprendizagem", entendido de forma generalizada como sinal de que algo não vai bem com a criança, refletindo em um rendimento escolar insatisfatório. Neste caso clínico específico, a queixa escolar abrangia a totalidade das disciplinas escolares, com ênfase nos aspectos de leitura, escrita e cálculo. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se no método clínico, privilegiando o estudo de caso, através do qual se buscou uma compreensão para a experiência de encontro vivida ao longo dos atendimentos realizados com uma criança oriunda da rede pública de ensino com queixa de ser caótica. Ao longo desse processo, foram feitas reflexões ancoradas no pensamento do pediatra e psicanalista inglês Donald W. Winnicott, a partir do movimento de crescente organização da criança, em contraste com o quadro clínico caótico inicial.

Palavras-chave : Dificuldade de aprendizagem; Sintoma escolar; Amadurecimento pessoal; Winnicott.; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License