SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número19Sobre ser mãe/aprendente de sujeitos com necessidades educacionais especiais: acolhimento psicopedagógico do sofrimento maternoBrincar e aprender na sociedade pós-moderna: implicações para a psicopedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954

Resumen

RICARDO, Lorena Santos  y  ROSSETTI, Claudia Broetto. O conceito de amizade na infância: uma investigação utilizando o método clínico. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.19, pp. 82-94. ISSN 1415-6954.

A presente pesquisa objetivou investigar o processo de construção do conceito de amizade na infância, visando ampliar os estudos sobre amizade realizados no país até o presente momento. Participaram da pesquisa 12 crianças com idades entre sete e 11 anos, de ambos os sexos, estudantes da rede pública de um município do interior do Espírito Santo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um desenho temático e uma entrevista utilizando o método clínico, contendo 13 questões. Os resultados permitem observar que o conceito de amizade vai se alterando ao longo do processo de desenvolvimento, partindo de uma ideia mais simplista e egocêntrica e chegando até um ideal de empatia e companheirismo. Contudo, é necessário que mais pesquisas sejam realizadas, com um número maior de participantes e faixa etárias diversificadas a fim de se investigar a evolução de tal conceito ao longo da vida.

Palabras clave : Amizade; Infância; Método clínico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License