SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número19O conceito de amizade na infância: uma investigação utilizando o método clínicoDiagnóstico- intervenção- perspectivas: atuação da escola inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

WOLFF, Carolina Gil Santos  e  PITOMBO, Elisa Maria. Brincar e aprender na sociedade pós-moderna: implicações para a psicopedagogia. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.19, pp. 95-111. ISSN 1415-6954.

A sociedade pós-moderna traz novos desafios para a aprendizagem. A aceleração do tempo, as novas mídias e o crescente consumismo característico da cultura do excesso permitem pouco contato com a angústia que o desconhecimento traz e com o desejo de conhecer. Somam-se a esse cenário de aprendizagem da pós-modernidade, os frequentes problemas de atenção. Neste artigo, discutem-se as implicações das mudanças vivenciadas na sociedade pós-moderna na forma de brincar e na atenção das crianças, embasada por Bauman (1998); Hall (2001); Kehl (2009). Para adentrar na área da Psicopedagogia, a discussão sobre as mudanças de postura, advindas da pós-modernidade, são baseadas nas ideias de Fernandez (2001); Pain (1992), a fim de ampliar a leitura de novos comportamentos das crianças ao brincar e estar atento ao mundo. Em ambos os casos, essas alterações refletem-se no seu aprendizado e no trabalho psicopedagógico. As formas de brincar e de estar atento ao mundo estão relacionadas entre si. É preciso que a criança fique a sós com os seus brinquedos e descubra-se interessante, de forma a interiorizar uma experiência. Desse modo, ela poderá dar atenção aos seus pensamentos, ao enredo da sua brincadeira e a suas atividades. Essas são questões que estão em aberto e que podem ser um ponto de partida para novas pesquisas e/ou estudos mais amplos na área da Psicopedagogia.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Pós-modernidade; Brincar; Atenção; Aprender.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License