SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue19Brincar e aprender na sociedade pós-moderna: implicações para a psicopedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954

Abstract

FABRICIO, Nívea Maria de Carvalho  and  CANTOS, Paula Virgínia Viana. Diagnóstico- intervenção- perspectivas: atuação da escola inclusiva. Constr. psicopedag. [online]. 2011, vol.19, n.19, pp. 112-121. ISSN 1415-6954.

Intervenções terapêuticas eficazes precisam ser realizadas com base na compreensão integral do indivíduo, e esta compreensão acontece através de uma postura diagnóstica por parte dos profissionais durante todo o período de contato com o paciente. Esta postura engloba: conduta investigativa, estabelecimento de vínculo, troca de informações entre os profissionais que cuidam do mesmo indivíduo, reavaliações periódicas das intervenções realizadas e replanejamento, caso se faça necessário. O texto a seguir propõe uma reflexão sobre a postura diagnóstica como instrumento de trabalho da escola. Temos como base nossa experiência na área de educação, atuando com a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem/escolarização e em nossa parceria contínua com profissionais de diversas áreas que atuam com essas crianças.

Keywords : Inclusão escolar; Diagnóstico; Intervenção; Psicopedagogia; Dificuldade de Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License