SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número20Atendimento psicopedagógico em uma clínica-escola: um olhar para aspectos da adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ROCHA, Maria Angélica Moreira. Envelhecimento saudável, através de intervenção psicopedagógica, com enfoque neuropsicológico. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.20, pp. 65-73. ISSN 1415-6954.

Os avanços da ciência apontam para um aumento da longevidade das pessoas, requerendo aprimorar a sua qualidade de vida, principalmente, na fase mais adiantada. Estudos têm demonstrado que as etapas da maturidade e velhice, mesmo com alguns declínios, apresentam também, outros ganhos, frutos da vivência de experiências e maturação. Esse fato é explicado pela ciência como reconhecimento de padrões, que se dá através de uma reserva cognitiva. Então, os efeitos do tempo podem ser compensados, quando se estabelecem hábitos saudáveis e um estilo de vida estimulante. Este artigo trata de uma revisão sobre o processo evolutivo do ser humano, da apresentação de resultados de alguns centros de pesquisa sobre as fases da maturidade e do envelhecimento e, ainda, da possibilidade de uma abordagem psicopedagógica, embasada na neuropsicologia, visando à preservação cognitiva e uma vida útil e produtiva, até sua finitude. Não se trata de uma perspectiva imaginária ou mágica para deter o que é inevitável, o envelhecimento; mas é real e ultrapassa os desígnios biológicos, avançando para o possível. Mas, para alcançar essa condição satisfatória é necessário passar por muitas experiências, apropriar-se delas e colocá-las em prática no seu cotidiano.

Palavras-chave : Modificabilidade; Plasticidade cerebral; Neurogênese; Reconhecimento de padrões; Reserva cognitiva; Modalidade de aprendizagem; Estimulação cognitiva; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )