SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número20Envelhecimento saudável, através de intervenção psicopedagógica, com enfoque neuropsicológicoBarbie diversidade: o discurso multicultural da boneca na perspectiva das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MENEZES, Rafael de Souza; LOPES, Maria Gentil Araújo da Silva  e  AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão. Atendimento psicopedagógico em uma clínica-escola: um olhar para aspectos da adolescência. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.20, pp. 74-90. ISSN 1415-6954.

O objetivo deste trabalho é a apresentação de caso de uma adolescente de 14 anos de idade com queixa de dificuldade de aprendizagem atendida por um serviço de clínica-escola de Psicopedagogia. Foram realizados seis atendimentos avaliativos, onde foram verificadas e analisadas as dificuldades, e treze atendimentos interventivos, onde foram propostas ações para o tratamento destas. As informações relatadas foram estudadas a partir de um enfoque qualitativo a partir dos atendimentos realizados. Buscou-se uma ampla compreensão dos aspectos envolvidos no aprendizado para abordar o caso. Foram constatadas dificuldades que não poderiam ser contempladas apenas pelo atendimento psicopedagógico clínico, sendo necessária intervenção interdisciplinar, principalmente para a atuação na compreensão de aspectos da adolescência pela família e pela própria paciente, além do cuidado especial com aspectos básicos do aprendizado formal que se encontravam defasados.

Palavras-chave : Estudo de caso; Dificuldades de aprendizagem; Adolescente; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )