SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número20Atendimento psicopedagógico em uma clínica-escola: um olhar para aspectos da adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

CRUZ, Michelle Brugnera  e  SILVA, Thaise da. Barbie diversidade: o discurso multicultural da boneca na perspectiva das crianças. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.20, pp. 91-113. ISSN 1415-6954.

Envolta em um mundo de beleza, riqueza e aventura, a boneca Barbie está imersa em uma pedagogia cultural, com o intuito de ensinar a supremacia de um tipo de corpo, raça e comportamento. Em meio a tanto incentivo da mídia, de que modo as crianças brincam com essa boneca? O presente relato de experiência problematiza as representações da boneca Barbie na cultura infantil, instigando a produção de práticas discursivas no que se refere ao conceito de diversidade cultural, junto a um grupo de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com este propósito, reuniu-se uma coleção de Barbies diferentes das ofertadas pela escola: negras, cadeirantes, idosas, grávidas, entre outras, que foram incluídas em suas brincadeiras. Descrevem-se os discursos que emergiram das conversas, atitudes e interações nas brincadeiras, para entender como as crianças operavam tais conceitos. Para a análise das falas e interações das crianças, foram tomados como referencial os estudos da Psicopedagogia, por ser uma área do conhecimento que se propõe a refletir e pesquisar os processos objetivantes e subjetivantes da aprendizagem, em que o brinquedo e o jogo são objetos centrais. Para a análise das representações culturais da boneca, tomou-se como referencial teórico estudos anteriores específicos sobre o tema. Os resultados apontam que, apesar do apelo comercial e publicitário vinculados à boneca, as crianças fazem construções novas, criam resistências e ressignificam a Barbie.

Palavras-chave : Brinquedo; Infância; Desenvolvimento; Diversidade Cultural; Mídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )