SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue21Motherhood, work and academic, dealing with the need to leave their childrenThe institutional psycopedagogist in the construction of solidarity among school, family and community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954

Abstract

SAAD, Maytê Aché. A orientação psicopedagógica à mãe e articulações com a aprendizagem de seu filho: enfoque sobre mitos, estilos cognitivo-afetivos e contribuições da arteterapia. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.21, pp. 48-65. ISSN 1415-6954.

O presente trabalho tem como objetivo elucidar a importância da orientação psicopedagógica às mães, tendo em vista as diferenças e semelhanças entre estilos cognitivo-afetivos e mitos maternos que dificultam ou facilitam os vínculos entre pais e filhos. O foco da pesquisa realizada e analisada na monografia de conclusão do curso de Psicopedagogia (PUC- Barueri) diz respeito, principalmente, à orientação psicopedagógica à mãe, desenvolvida no estágio supervisionado clínico da PUC (Barueri: 2011-2012), estabelecendo relações com as características do filho que recebeu também as orientações psicopedagógicas paralelas. Os fundamentos teóricos baseiam-se nos estudos sobre mitos familiares e pesquisas psicopedagógicas sobre estilos cognitivo-afetivos, ampliados da teoria de Carl Jung. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta os recursos derivados das contribuições da arteterapia e do lúdico, as análises qualitativas desenvolvidas no estágio supervisionado da PUC e as investigações teóricas para a monografia de conclusão de curso de formação em psicopedagogia.

Keywords : Orientação psicopedagógica à família; Arteterapia; Mitos familiares; Estilos cognitivo-afetivos; Desenvolvimento da aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )