SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número21A orientação psicopedagógica à mãe e articulações com a aprendizagem de seu filho: enfoque sobre mitos, estilos cognitivo-afetivos e contribuições da arteterapiaTranstorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): contribuições das técnicas corporais na clínica psicopedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

GASPARIAN, Maria Cecília Castro. O psicopedagogo institucional na construção da solidariedade entre a escola a família e a comunidade. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.21, pp. 66-73. ISSN 1415-6954.

O desenvolvimento da solidariedade entre a família, a escola e a comunidade em prol da Educação para a Paz é um tema complexo e amplo. O percurso é longo, árduo e ousado, mas gratificante, pois é um caminho talhado por experiências e desafios que muito auxiliam na transformação constante de visão de mundo, de pessoas e consequentemente de atitudes psicopedagógicas nas práticas escolares. Neste trabalho focarei um aspecto pouco explorado tanto por psicólogos quanto pelos psicopedagogos: a inclusão da prática de trabalho com famílias, comunidade e escola na condução de diálogos proativos na resolução de inúmeros tipos de violências sofridas tanto pela família, escola quanto pela comunidade. Todos sofrem, não existem vítimas e algozes, o que existe é uma série de atitudes inadequadas que geram dor e sofrimento para todos, principalmente para as crianças que formarão a próxima geração. Como falar com essas três instituições sem constranger seus elementos? Como colocá-las frente a frente para trabalhar em prol do bem comum? Muito tem se falado e escrito sobre essas três instituições, mas este trabalho não tem esta pretensão. Não é o objetivo relatar uma experiência, e nem citar autores e trechos de livros, mas é de apenas mostrar uma nova possibilidade de atuação do psicopedagogo institucional.

Palavras-chave : Educação; Família; Solidariedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )