SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número21O psicopedagogo institucional na construção da solidariedade entre a escola a família e a comunidadeA Violência nas Escolas sob a Ótica do Pensamento de D. W. Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MARQUES, Alcione M.. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): contribuições das técnicas corporais na clínica psicopedagógica. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.21, pp. 74-89. ISSN 1415-6954.

Este trabalho pretende abordar as principais intervenções psicopedagógicas para os problemas de aprendizagem em indivíduos portadores de TDAH, dando ênfase aos benefícios do uso de técnicas corporais nos atendimentos da clínica psicopedagógica, mais especificamente eutonia e relaxamento, a partir de pesquisa bibliográfica. O estudo faz uma relação entre o movimento e a construção do psiquismo, assim como sua relação com a atenção. Busca demonstrar que a aprendizagem se dá por meio do corpo, que o indivíduo com TDAH é um ser integrado em seus múltiplos aspectos e que os problemas de aprendizagem são processos complexos de muitas causas, sendo que para superá-los as intervenções psicopedagógicas deverão considerar o indivíduo em sua complexidade.

Palavras-chave : Déficit de Atenção; Hiperatividade; Intervenção psicopedagógica; Técnicas corporais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )