SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número21Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): contribuições das técnicas corporais na clínica psicopedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

SAES, Danuza Sgobbi. A Violência nas Escolas sob a Ótica do Pensamento de D. W. Winnicott. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.21, pp. 90-105. ISSN 1415-6954.

A sociedade contemporânea atravessa muitas dificuldades e passa por um processo de modificação de valores e paradigmas, sendo que sua pior face manifesta-se na banalização e generalização da violência. A escola sente os reflexos desse fenômeno, que traz efeitos funestos para as pessoas envolvidas, bem como para todo o processo pedagógico. No sentido de buscar formas de compreensão e enfrentamento da violência no âmbito das escolas, o presente artigo traz reflexões a partir da obra de D. W. Winnicott. A escolha do autor não foi aleatória, pois ele possui uma concepção única e singular sobre a agressividade e a tendência antissocial. Tal leitura, conclui-se, pode ajudar com um olhar despatologizante sobre esses fenômenos, bem como com um enfrentamento baseado em relações humanas confiáveis e na proposta de criação de um ambiente escolar suficientemente bom, isto é, de respeito e valorização das necessidades e características dos alunos, espaços de comunicação, criatividade e expressividade emocional, pautados no cuidado efetivo para com todos os envolvidos.

Palavras-chave : Winnicott; Violência; Escolas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )