SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número22A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

VEIGA, Carolina Santos  e  ANDRADE, Márcia Siqueira de. Atendimento na clínica-escola de psicopedagogia: percepção dos pais. Constr. psicopedag. [online]. 2013, vol.21, n.22, pp. 12-25. ISSN 1415-6954.

Esta pesquisa pretendeu compreender qual a percepção dos pais sobre o atendimento dos filhos na clínica-escola de Psicopedagogia. Selecionou-se de uma amostra 9 mães/pais de crianças e adolescentes atendidos na clínica-escola de Psicopedagogia do UNIFIEO por apresentarem problemas de aprendizagem. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados coletados foram analisados pela técnica da Análise de conteúdo. Os resultados mostraram que 100% dos participantes declararam-se satisfeitos diante do quadro dos filhos. Essa satisfação aparece interligada à confirmação da expectativa da melhora do desempenho acadêmico dos filhos que aparece como resultante de posicionamentos favoráveis da escola e da família o que contribui para a eficácia do tratamento desenvolvido na clínica-escola.

Palavras-chave : Família; Aprendizagem; Clinica-escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )