SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número22Atendimento na clínica-escola de psicopedagogia: percepção dos paisIdentificação dos estilos cognitivo-afetivos de heróis dos contos e de sujeitos, em situações de aprendizagem, sob o enfoque sob o enfoque psicopedagógico-arteterapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. [online]. 2013, vol.21, n.22, pp. 26-45. ISSN 1415-6954.

Este trabalho é fruto da pesquisa que se iniciou com o estudo de especialização em literatura infanto-juvenil "sobre as histórias que se contam para as crianças" na Universidade de São Paulo - USP, talvez pelo fato de eu mesma ser uma contadora de histórias. Nessa condição, até onde me lembro, sempre estive na atmosfera que experimentei, desde a infância, quando as pessoas se reuniam em torno das histórias do contador. Convencida da importância de se contar e ouvir histórias, por experiência própria, realizei um aprofundamento nos estudos para o mestrado em Ciências das Religiões na PUC-SP, cuja dissertação versou sobre: "Contar histórias como um caminho para o sagrado" que culminou com a defesa da tese de doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP, onde trabalhamos a identidade dos contadores de histórias contemporâneos e o impacto social e cultural da importância do contar e ouvir histórias nas cidades modernas. A metodologia de trabalho empregada foi o conto de tradição oral. A partir dessa experiência, traçaremos, neste texto, relatos da nossa compreensão e contribuição dos contos tradicionais para as sociedades modernas e seu emprego na educação e áreas afins.

Palavras-chave : Conto de tradição oral; Educação; Oralidade; Contar histórias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )