SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número22A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativasEstilos cognitivo-afetivos e contrução da linguagem através das narrativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

FAGALI, Eloisa Quadros  e  LACAVA, Lidia. Identificação dos estilos cognitivo-afetivos de heróis dos contos e de sujeitos, em situações de aprendizagem, sob o enfoque sob o enfoque psicopedagógico-arteterapêutico. Constr. psicopedag. [online]. 2013, vol.21, n.22, pp. 46-66. ISSN 1415-6954.

O presente artigo destaca pesquisas e projetos sobre diagnóstico e intervenção psicopedagógica institucional e clínica em que se utilizam os diferentes perfis de heróis com os quais os aprendizes se identificam. Neste enfoque teórico para avaliação e intervenção psicopedagógica, os heróis dos contos e mitos são considerados como mediadores para o resgate da autoestima e da identidade de crianças e adolescentes. Estes estudos ganham maior aprofundamento sobre as integrações entre afeto e cognição, associadas às diferentes expressões e simbolizações dos aprendizes. As elaborações teóricas fundamentam-se originalmente na teoria analítica de Carl G. Jung sobre o arquétipo do herói e nos seus estudos sobre tipos psicológicos, com ampliações contemporâneas sobre diferenciações dos estilos cognitivo-afetivos que se revelam na situação de aprendizagem, tendo em vista os constructos teóricos da Psicopedagogia e da Arteterapia para as relações do ensinar e do aprender.

Palavras-chave : Identificação; Herói; Mito; Aprendizagem; Estilos cognitivo-afetivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )